terça-feira, 24 de julho de 2012

Compulsão alimentar

A compulsão alimentar é um transtorno que acontece quando uma pessoa que come normalmente, começa a ter uma alimentação desregulada, e passa a comer uma grande quantidade de comida em uma única refeição, ou então, se alimenta várias vezes ao dia, mesmo sem ter fome, ou quando se sente fisicamente desconfortável por comer tanto.


Algumas pessoas que sofrem desse transtorno da compulsão alimentar podem consumir até 10 mil calorias em uma única refeição, principalmente as mulheres. Normalmente, quando estão na TPM, associam a comida ao bem estar, comendo mais do que deviam e acreditando assim, que estão se livrando do problema de ansiedade ou nervosismo.
Ao contrário da pessoa que sofre com a bulimia, a pessoa não se culpa por estar comendo tanto, e nem pratica com frequência exercícios para emagrecer. Um problema que ocorre com qualquer tipo de pessoa, deixando-a clinicamente obesa, sendo assim, muito mais fácil contrair outros tipos de doenças.


Infelizmente, ainda não há um tratamento certo para a cura. Porém, os tratamentos ajudam a tratar o problema e a melhorar muito a qualidade de vida da pessoa que sofre desse mal.É muito importante que a pessoa que sofre desse transtorno procure se tratar, pois a partir do momento que já não se alimenta corretamente e exagera, ela atrai para a sua saúde um conjunto de fatores que podem agravar ainda mais o problema.
Na maioria dos casos, o problema do transtorno alimentar ocorre após um problema emocional, onde a pessoa se torna compulsiva em alguma coisa, tentando se livrar de um vício e nem percebe que acaba se enfiando em outro. Isso acaba gerando outros problemas, como a raiva e a vergonha do próprio corpo, levando a baixa autoestima e fazendo com que você tenha mais descontroles.


 O tratamento para esse tipo de problema é multidisciplinar, o paciente precisa passar por uma avaliação médica, onde serão avaliadas somente as questões físicas. Porém, a maioria das vezes esse problema da compulsão alimentar está relacionado com algum problema emocional, então a solução para a cura está no enfrentamento do problema, descoberta da causa para poder fazer o tratamento.
Por esses motivos, os principais tratamentos para a compulsão alimentar incluem terapia, terapia comportamental, também é muito importante que a pessoa que sofre com a compulsão alimentar frequente grupos de apoio, faça um planejamento nutricional, e principalmente uma redução alimentar.

É recomendado ainda que a pessoa tome alguns medicamentos, como supressores de apetite e antidepressivos. E é claro, sem sombra de dúvidas, a pessoa precisa fazer de tudo para conseguir ter uma alimentação equilibrada e saudável.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More