quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A história do sutiã.

                                                                        

 O sutiã não é só uma simples peça de moda íntima no seu guarda roupas, ele já foi símbolo de um protesto contra o machismo e uma das suas mais famosas versões foi inspirada na aerodinâmica de projetos de aviões.  Registros afirmam que ele já era utilizado acerca de 2 mil anos atrás. Mas só foi em 1937 que ele ganhou a versão com tecidos com elásticos e modelagem ampla. 

  O sutiã sempre causou polêmica, primeiro eram os apertados espartilhos que evoluíram  se tornando em duas parte graças a Herminie Cadolle, que decidiu cortar o tradicional espartilho, dando origens às primeiras modelagens do atual sutiã. Depois Mary Jacob, uma famosa socialite nos anos 1914, resolveu utilizar  essas peças para os vestidos, o modelo foi criado com dois lenços e algumas fitas. Logo depois na década de 20 Coco Chanel influenciava as mulheres a usar sutiãs que achatavam o busto e disfarçava o volume. O engenheiro bilionário Howard Hughes usou suas habilidades em aviação para desenhar o famoso sutiã meia taça para a atriz Jane Russel, ele achava que os modelos de sutiãs da época não eram bonitos o suficiente para a atriz, por isso ele quis presenteá-la.

Já nos anos 60 ele já representava o simbolo da superação feminina ao machismo, quando um grupo de mulheres queimou sutiãs ao final de um concurso de miss. A peça evoluiu cada vez mais e continuou a ser produzidas em larga escala e utilizada por mulheres do mundo inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More