segunda-feira, 29 de julho de 2013


Conscientização é sinônimo de prevenção

Olá leitoras, o post de hoje é voltado em um assunto de extrema importância para todos as mulheres.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado preventivamente, o prognóstico será relativamente bom.


O QUE VEM A SER O CÂNCER DE MAMA?
 O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Informação é o principal artificio que a população feminina pode ter, uma vez que no Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, porque a doença é diagnosticada em estágios avançados, fato este ocorre pela falta de interesse ao buscar informações relacionadas a prevenção, diagnostico e tratamento. Segundo estimativas, na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME PREVENTIVO.
 Os dados são alarmantes. No Brasil, o que mais mata as mulheres na faixa etária entre 40 e 69 anos é o câncer de mama, e para agravar mais a situação, nas últimas décadas a taxa de mortalidade aumentou cerca de 68%, o que é assustador. Por este motivo, é relevante fazer o auto-exame todos os meses e anualmente a mamografia. Uma pesquisa realizada, constatou que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar as mamas, dai a razão de sua importância. Entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde especializado no ramo. 

FATORES DE RISCO.
 Em caso de existência deste caso ocorrido com uma pessoa da família, principalmente se for a mãe ou irmã da pessoa em questão, esta possui mais chances de desenvolver a doença. Este atinge mulheres em idade em torno da menopausa, geralmente este período ocorre entre as 45 e 55 anos, mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias, mesmo assim, precisam ser tratados.

EVIDÊNCIAS DO CÂNCER DE MAMA.
 O corpo humano é uma máquina, esta quando não está em pleno e bem sucedido funcionamento, dá indícios que algo não está em perfeita condição. Após uma certa idade a mulher precisa ficar atenta a certos sinais que seu corpo lhe mostra por via de fatos. O sintoma de câncer de mama mais fácil, objetivo de ser percebido pela mulher é, sem dúvidas, um caroço no seio, sendo acompanhado de dor ou não. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, em alguns casos, o bico do peito retrai e pode até sangrar.

OPÇÕES DE TRATAMENTOS.
 Nos últimos houve progressos em relação as opções de tratamentos de câncer, principalmente ao câncer de mama. A tirada da mama fica quase como último plano, uma vez que existem outros métodos capazes de combate-lo, isto é, quando este é benigno. Além da amputação da mama, a quimioterapia e radioterapia são alguns dos tratamentos disponíveis para o câncer de mama.

  A vida vai muito além do que viver um dia após o outro, com uma ideia absurda que devemos aceitar as adversidades impostas pelo destino. A vida consiste em driblar as adversidades de forma limpa e objetiva visando a almejada e preciosa vitória. Você mulher, tem a obrigação com sigo mesma de lhe proteger em relação a essas adversidades. Amar é cuidar, que por sua vez é o conhecimento de se respeitar. Conscientização é sinônimo de prevenção.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More