quinta-feira, 22 de agosto de 2013

COLÁGENO: Conheça a sua importância e os benefícios para o corpo feminino.


O colágeno é produzido naturalmente pelo corpo humano, onde representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Possui um papel fundamental na sustentação das células, pois causa o efeito de uni-las. Pode ser encontrado na pele, nos ossos, nas cartilagens, ligamentos e nos tendões.
Com o passar do tempo, precisamente ao avançar da idade, o corpo apresentar certa carência, perde cerca 1% de colágeno ao ano, fato este que resulta no surgimento de rugas e flacidez (tudo o que uma mulher odeia). Esta carência de colágeno no organismo, faz com que eleve-se a fragilidade articular e óssea.

Comparando-se com a parcela masculina, as mulheres possuem menor quantidade de colágeno em seu organismo, tal fato é o causador da perda constante dessa proteína. Tendinites, dores articulares, fragilidade capilar, rugas e entre outros fatores, pode ser sinais que o corpo emite, afim de transmitir a ausência de colágeno.

Colágeno: Em prol da saúde e beleza.

Para retardar ou pelo menos amenizar essa situação, é fundamental investir na reposição de colágeno. Uma das vias mais simples e nutritiva, é por meio da alimentação. Opte por uma dieta rica em proteínas magras (lentilha, arroz, quinoa, soja) e ômega-3 (peixe em geral, avelã, gérmen de trigo, lino, abóbora e nozes) esses alimentos estimulam a produção de colágeno. Os que contém vitamina C e E (cobre, selênio, zinco e silício), ajudam neste processo.

Outra opção, é recorrer às preparações farmacêuticas. Um bom exemplo dessas técnicas é o colágeno hidrolisado. Desde que surgiu no mercado, aumentou-se o consumo dessa substância que pode ser encontrada em cápsula, sachê e bala manipulada. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno presente nos suplementos deve passar pelo processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para que possa ser absorvido com mais facilidade pelo organismo. O colágeno hidrolisado auxilia na proteção dos ossos e articulações, ajuda a emagrecer, deixa a pele firme e previne rugas e flacidez.

Além da alimentação, não se esqueça de praticar exercícios físicos, aliados a ingestão hídrica, sem o consumo de álcool ou cigarros. Seguindo esse cronograma, sua saúde estará bem, sua estética se manterá maravilhosa e  você se sentirá bem com você mesma... Tudo por uma vida mais saudável.       

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More